Por que o LarTec?

Mudei com minha esposa e filhos para uma casa que construímos em um condomínio no interior do estado de São Paulo. Assim como muitos brasileiros, sou apaixonado por tecnologia. Em particular, sou graduado e trabalho com tecnologia (respectivamente Ciências da Computação USP, e PayPal). Como profissionalmente arquitetar design de soluções é meu dia-a-dia, não poderia deixar de pensar e repensar sobre automação desta nova casa. Como poderia deixar esta nova casa mais inteligente? Como poderia poupar o tempo sagrado meu e da minha família dos afazeres cotidianos dela? O que vale a pena automatizar?

As multifacetas da automação residencial

O que é automação residencial? Casa inteligente. Casa conectada. Casa moderna. O assunto é amplo e existe muita coisa: algumas serão abordadas aqui.

Os Hubs e Plataformas serão abordados. Gigantes da tecnologia oferecem suas interfaces de automação aos usuários através de seus Smart Speakers. A Amazon tem o Echo Dot. O Google tem o Nest Mini. A Apple tem o HomePod Mini. A Xiaomi tem o Mi Smart Speaker. Cada uma com seu assistente virtual. Amazon tem o Alexa. Google tem o Google Assistant. Apple tem o Siri. Xiaomi usa o Google Assistant. Eles “ouvem” o usuário e reportam ou configuram as automações. No mundo do código aberto, há o Home Assistant que permite controlar os dispositivos localmente (o Hub LarTec é baseado nele).

Não serão abordadas as campainhas inteligentes e câmeras de segurança. Existe muita opção neste segmento. As voltadas pro mercado americano: Ring (Amazon), Nest (Google), e outras opções que podem ser encontradas nos comparativos (em Inglês) Wirecutter: The Best Security Cameras for Your Home e Wirecutter: The Best Smart Doorbell Camera. As chinesas que atendem o mercado global como Mi Home Security (Xiaomi). As brasileiras como as da Intelbras, etc.

Também não serão abordados multimídia (Apple TV, Amazon Fire Stick, Google Chromecast, Xiaomi Mi Stick), os robôs aspiradores e os termostatos, pois existe muito conteúdo comparativo sobre eles e, especialmente, eles são “auto subsistentes”.

Aqui você irá descobrir minha experiência em como automatizar (e modernizar) o seguinte:

  • Iluminação externa: ligar e desligar diariamente ao invés de utilizar temporizadores digitais; evitar luz acesa de dia mesmo que acionada manualmente;
  • Irrigação de jardim (vertical, gramado, arbustos, e árvores): controlar frequência e duração de regas e auto ajustar baseado em dados climáticos e estação do ano de forma inteligente ao invés de utilizar temporizadores digitais ou controladores para irrigação como Amanco ou RainBird;
  • Aquecimento de piscina: controlar temperatura da piscina de forma inteligente ao invés de utilizar controladores digitais;
  • Cortinas: abrir como despertador solar, fechar sob medida para evitar sol sob medida dependendo da inclinação do sol de forma inteligente
  • Persianas automáticas: abrir como despertador solar, fechar antes de chover e antes do anoitecer para evitar entrada de mosquitos de forma inteligente
  • A propósito, o que você mais você deseja automatizar em sua residência e não viu aqui? Entre em contato conosco…

Prestadores Locais e Brasil

Aqui no Brasil, tecnologia custa caro (bem caro) e não é diferente com automação residencial. Nele, há um outro agravante, a oferta existente é um tanto atrasada tecnologicamente.

Comecei pelos prestadores locais, que são empresas que desenvolvem projeto customizado e implantam a automação em sua residência. A maioria deles oferece uma central de automação que conecta os cômodos da residência até uma central que conecta-se a internet. Permitem o controle da iluminação através da automação. O cabeamento elétrico sai do quadro de distribuição, passa pela central de comandos da automação, e é distribuído para a residência. A central de comandos é uma espécie de central de interruptores (é basicamente uma caixa de relês) que conecta-se a internet. Para cada circuito acionado tanto pela automação quanto por um interruptor — por exemplo, a iluminação da sala pode ser acionada tanto pelo interruptor que fica na sala quanto pela automação — é necessário passar um cabo de retorno do interruptor até a central. É característico o chumaço de cabos neste modelo. Outra característica é que a central recebe os comandos da automação pela internet e, portanto, tem como ponto fraco: a internet cai, a automação para de funcionar.

Existem prestadores que oferecem solução parecida com a anterior, no entanto, já possuem dispositivos que comunicam-se com a central de forma sem fio, através de Wi-Fi. Não é a melhor tecnologia para isto (explico mais detalhes abaixo), mas já tem o benefício de necessitar menos cabeamento. Vale notar que esta solução continua tendo o mesmo ponto fraco: a internet cai, a automação para de funcionar.

Próximo da lista: soluções prontas de empresas brasileiras maiores. A Positivo tem a linha Casa Inteligente, algo parecido com o Philips Hue, que no meu ponto de vista é lamentável: limitado e caro. Dispensa comentários. A Intelbras fez algo melhor, Mibo Home, que utiliza comunicação Zibgee ao invés de Wi-Fi (Bravo! Explico mais detalhes sobre isto abaixo). Neste kit, encontramos diversos sensores (presença, temperatura, e outros), e acionadores de iluminação e cortina. No entanto, marcas como Sonoff e dispositivos Tuya oferecem a mesma tecnologia e são (bem) mais acessíveis.

Mundo

o básico que senti necessidade na ponte entre os hubs e os dispositivos básicos que permitem as automações customizadas como sensores e relês. Pois eles são suficientes para trazer a modernidade coisas como:

O que existe no mundo? Muita coisa, então vou citar o todo e em seguida definir meu foco daqui em diante.

Hubs – Alexa Echo Dot, Google Nest Mini

Assistentes virtuais – Amazon Alexa, Google Assistant, Apple Siri

Home Apps – Apple HomeKit, Mi Home

Campainhas – Ring (comprada pela Amazon), Google Nest

Multimedia – Apple TV, Amazon Fire Stick, Google Chromecast, Xiaomi (Mi Stick)

Cameras de seguranca – Ring, Google Nest, Xiaomi (Mi Home Security)

Vaccums

Assim decidi transformar esta experiência no LarTec.

Nao apenas um controle remoto digital

Deixe uma resposta