
GUIA INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Iluminação
v2021 1.0.0
v2021 1.0.0
A instalação elétrica da iluminação automatizada é idêntica a da iluminação convencional, deve seguir a norma ABNT, a única diferença é a seguinte.
Iluminação Convencional
Iluminação Automatizada
Posicione o quadro de distribuição, caixas de passagem, e dutos da iluminação de forma habitual.
Onde posicionar o relay?
Lembre-se que ele é acionado de forma automática e sem fio, portanto não precisa (nem deve) ter acesso manual.
O ideal é utilizar caixa de passagem 4×4 exclusiva para os relays para facilitar sua posterior acomodação, cabeamento, e manuseio.
Caso seja necessário reutilizar caixas com interruptores ou tomadas, o manuseio é mais difícil, mas não há problema em relação a seu funcionamento.
Caso não seja possível modificar os dutos e não seja possível posicionar o relay dentro de caixas já existentes, uma saída pode ser posicioná-lo sobre o forro de gesso. Evite local onde o relay possa ficar exposto, pois há o risco de choque elétrico a pessoas (crianças) e animais no caso de contato com os terminais.
O relay comunica-se de forma sem fio com o Hub LarTec.
A comunicação é direta ou indireta (via outros relays). Os relays se ajudam repassando a comunicação, um do outro, até o Hub LarTec.
O relay deve estar em local onde seja possível traçar uma linha reta imaginária até o Hub LarTec ou até um próximo relay. Quanto mais aberto e menos paredes houver entre os dispositivos, melhor para o sinal. Evite vigas, pilares, concreto maciço, e aterramento no caminho.
O Hub LarTec deve estar conectado à internet via cabo Ethernet, portanto considere estar junto ao roteador (ou algum hub/switch/repetidor) da residência.
Neste exemplo, temos a iluminação externa do jardim acionada apenas de forma sem fio.
A caixa de força e a caixa de passagem para o relay localizam-se na lavanderia (representados em rosa). O Hub LarTec localiza-se na Sala de TV (representado em azul). As lâmpadas spot LED da iluminação do jardim estão espalhadas pelo jardim ao redor da casa (representadas em amarelo).
A iluminação da garagem, neste exemplo, é acionada tanto de forma sem fio quanto através de um interruptor comum. A caixa de passagem para o relay e para o interruptor comum localizam-se no hall de entrada. As lâmpadas da iluminação da garagem estão representadas em amarelo.
Instalação elétrica deve ser realizada por profissional eletricista. Risco de choque elétrico.
O cabeamento do circuito de lâmpadas deve seguir a norma ABNT.
Cada relay pode ser conectado em diversas lâmpadas respeitando a amperagem máxima de 10A na soma de todas elas.
* Image extraída do manual Sonoff ZBMINI.
Interruptores mecênicos (convencionais) também podem ligar e desligar as lampadas em conjunto com o acionamento sem fio.
Note que o cabeamento do interruptor deve ser realizado ao relay (não as lâmpadas). Este cabeamento pode ser de 0,5mm, ele é de corrente contínua (DC) e baixa corrente (cabo de sinal).
Pressione o botão do relay (com ajuda de objeto pontiagudo) para ligar ou desligar as lâmpadas manualmente (respectivamente fechar ou abrir o circuito) e certifique-se que a instalação elétrica esteja funcionando.
Para mais informações e ajuda, visite https://lar.tec.br/meajuda